Projeto

A emergência provocada pela pandemia, e a urgência que esta determina na deteção rápida da presença do vírus nas comunidades, determinou a necessidade de desenvolver métodos de deteção rápida e eficaz da presença do novo coronavírus em diversos ambientes, nomeadamente em águas residuais.

Hoje em dia é amplamente reconhecido pela sociedade civil e a comunidade científica que o vírus SARS-CoV-2, excretado pelos indivíduos contagiados, está presente nas águas residuais.

Para além de garantir que este agente biológico é eliminado durante os processos de tratamento, as Fábricas de Água podem servir de agente de deteção e monitorização da ocorrência do vírus em bolsas de população antes mesmo que este se manifeste no Ser Humano.

O ECO2COVID vem procurar dar resposta a este desafio através do desenvolvimento de duas plataformas de deteção e monitorização da ocorrência de carga viral de SARS-CoV-2 independentemente dos índices de concentração.

Encontram-se em desenvolvimento duas plataformas que integram dispositivos biossensores de natureza ótica/eletroquímica, que visam garantir a captação de um sinal mensurável em amostras com diferentes índices de carga viral

A informação produzida por estes sistemas é recolhida através de uma plataforma de integração dos resultados de forma automática e com associação geográfica, constituindo assim uma ferramenta essencial ao serviço da Saúde Pública.

BENEFÍCIOS

Uma metodologia necessária e inovadora

  • Solução expedita (realizada em menos de 30 minutos)
  • Universal e de baixo custo (inferior a 10€ por ensaio)
  • Utilizada in-situ e de forma fácil e segura pelos diferentes intervenientes no processo de tratamento.
  • Acresce que todo o sistema de filtração é reutilizável e esterilizável e a matéria-prima para a produção dos biopolímeros provém de resíduos urbanos e efluentes domésticos.
  • A solução ECO2COVID utiliza materiais maioritariamente biodegradáveis, apresenta um reduzido impacte ambiental e promove a economia circular.

Pretende-se que no futuro esta solução seja comercializada, razão pela qual será implementado uma prova de conceito e a abordagem e tarefas desenvolvidas visam a validação industrial e o scale-up da tecnologia.

Contacte a equipa do